Atenção: Tudo que você vai ver aqui são CD's que eu compro. Não é interessante.

domingo, 26 de dezembro de 2010

[Resenha] Megadeth - Rust In Peace (1990)

Resenha escrita: 08/12/2010 (8 de Dezembro de 2010).

Após ser expulso do Metallica por abuso de álcool e drogas, Dave Mustaine (até então o guitarrista do Metallica), jurou criar uma banda mais pesada e agressiva que o Metallica, e o auge disso está contido nas 9 faixas que compõe esta clássica obra do Thrash Metal.

O disco remata uma idéia principal de guerra, ao perceber o nome da faixa de abertura (Holy Wars... The Punishment Due), já se pode notar que tem uma certa relação com a guerra fria entre os Estados Unidos e a União Soviética, que estava chegando ao fim aquela época, sendo que no ano seguinte, o bloco econômico da URSS chegou ao fim oficialmente. Mais referências podem ser vistas em Hangar 18 e Take No Prisioners.

Além do começo de muito sucesso para o Megadeth como destaque entre as bandas, foi a melhor formação de músicos que o Megadeth possuiu até os dias de hoje, esta formação ainda gerou mais tarde 3 discos clássicos para o gênero e para o Megadeth: Countdown To Extinction (1992), Youthanasia (1994) e Cryptic Writings (1997). Neste ano de 90, Dave conseguia alcançar notas altas com muita facilidade, uma das grandes características daquela época. (Nota: Na minha opinião, os discos Rust In Peace e Cryptic Writings podem resumir como o Mustaine era).

Para não citar o disco inteiro, podemos destacar: "Holy Wars" uma música com um riff impressionante, perfeito para abrir o disco, além de ser uma faixa com uma harmonia tão linda e emocionante, até hoje é tocada em shows; "Hangar 18", o primeiro single, um clássico do Megadeth, cheio de solos, que dispensam comentários; "Take No Prisioners" uma das músicas mais agitadas e geniais que Mustaine já compôs (Nota: primeira música que eu escutei do Megadeth); "Five Magics", não costumam tocar tanto nos shows, mas a introdução rápida e agressiva, sem falar que possui um dos melhores solos do disco e a mais adorada pelos fãs: "Tornado Of Souls", uma coisa que tão linda e agressiva, uma das músicas que você pode dizer que Mustaine era um gênio e que conseguiu alcançar seu objetivo ao formar o Megadeth.

Para os novos fãs de Megadeth, ou que ainda não conhecem esta grande banda, recomendo começarem com este disco. Na minha opinião, desde que ouvi este disco pela primeira vez, acho que em 2008 ou 2009, o melhor solo fica entre "Five Magics" e "Poison Was The Cure";

Um resumo: Dave Mustaine revolucionando com riffs insanos e melódicos junto com Marty Friedman, riffs de perder o pescoço de tanto balançar a cabeça; Nick Menza dando uma grande energia com seu bumbos duplos e viradas que acabaram fazendo parte das características do Megadeth ao longo dos anos, e David Ellefson com suas pegadas manjadas no baixo. Rust In Peace não decepciona, um disco que deveria ser ensinado na escola, e vir na cesta básica junto com Master Of Puppets (1986), do Metallica.

Setlist:

01. Holy Wars... The Punishment Due
02. Hangar 18
03. Take No Prisioners
04. Five Magics
05. Poison Was The Cure
06. Lucretia
07. Tornado Of Souls
08. Dawn Patrol
09. Rust In Peace... Polaris

Aproveitando sobre o disco, gostaria de relatar que eu tive a oportunidade de ver Megadeth ao vivo durante a turnê de Aniversário dos 20 anos do Rust In Peace, onde tocaram o disco na íntegra junto com outros clássicos, em Brasília! Uma das melhores experiências possíveis.

Queria ter desejado Feliz Natal antes, mas não pude. Bem, feliz 2011 para todos! E um ano cheio de lançamentos fodásticos! 2011 irá prometer com uma turnê do Metallica especial para comemorar os 30 anos da banda; Testament, Opeth, Lamb Of God e o Megadeth prometeram lançar um disco ano que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário