Atenção: Tudo que você vai ver aqui são CD's que eu compro. Não é interessante.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Quais foram os melhores lançamentos de 2011 ?


Bem, como hoje é dia 29 de dezembro (esse ano passou bastante rápido, não?), e creio que nenhum artista esteja lançando algum disco agora, resolvi fazer uma lista dos melhores discos de 2011. Só que dessa vez, eu não estou fazendo uma lista genérica. Nessa lista estão disponíveis os melhores lançamentos do ano que eu comprei. Porque se fosse para colocar uma lista completa mesmo, teria muitas outras bandas. Enfim, iremos começar



01. Cavalera Conspiracy - Blunt Force Trauma

O Cavalera Conspiracy é um projeto entre os irmãos Igor Cavalera e Max Cavalera (leia-se: O verdadeiro Sepultura), que formaram o Sepultura em 86. Em 2006, Igor saiu do Sepultura que acabou virando uma banda cover, e se junto com o Max para formar o CC. O primeiro disco deles saiu em 2008, chamado Inflikted. Em março 2011, foi lançado o Blunt Force Trauma.

Na minha opinão não sei dizer qual é o melhor album deles, mas esse Blunt Force Trauma é muito bom mesmo, jogado na cara, com riffs que grudam na cabeça, os solos são muuuito bem executados, a vocal do Max está bem agressiva, o que eu achei muito bom disso no disco. É um album perfeito quase, na verdade é o perfeito. Eu sempre soube que o Cavalera iria fazer um bom album, mas isso superou as espectativas. E se fosse para destacar faixas seriam "Warlord", "Killing Inside" , "Lynch Mob", "Rasputin" e "Blunt Force Trauma", quase metade do album.

Eu lembro do dia que comprei esse album, foi na época de lançamento em Março 2011. Estava na casa de um amigo, e fomos para o shopping assistir algum filme, que nem me lembro qual era, provavelmente Thor (?). Depois fomo até a casa dele, e não tinha ninguém, então fomos pra sala e ficamos ouvindo ele com volume alto, comendo e conversando. Esse disco tem uma atmosfera incrível, melhor disco de 2011!



02. Foo Fighters - Wasting Light

O sétimo album da banda, e o melhor de todos. Não sei o que dizer sobre esse album, ele é simplesmente incrível. Com o lançamento dele posso afirmar que o Foo Fighters está no auge, de verdade mesmo. Nunca vi a banda em melhor forma, e olha que eu ainda tenho o documentário deles "Back & Forth". Esse novo album eu tenho um carinho especial porque também comprei na época de lançamento, e nossa esse album ele tem tudo que um album precisa. Ele tem as partes de balada, tem as faixas mais rápidas e rock e a voz do Dave está perfeita.

Outra coisa que me agradou bastante nesse album foi que ele foi gravado analogicamente (sim, analogicamente mesmo). A banda pensou que depois de lançar vários albuns que eles gostaram, criar um album conceitual, tocar no Wembley Arena para 170.000 pessoas, eles pensaram no que mais poderia faltar, e a resposta foi: "Fazer um album de rock incrível de garagem". E resultou no melhor album deles. É incrível a sonoridade que esse album possui, ele agrada os ouvidos de primeira, o que estamos falando são de músicas extremamente bons e criativos. Uma das cagadas que fiz foi que cada cópia do album na época de lançamento tem um pedaço da fita que usaram para gravar, cada pedaço é uma batida ou toque de uma guitarra. Infelizmente eu abri o meu no shopping, e perdi o meu pedaço de fita, uma MERDA, porque queria bastante ela. Enfim, esse é um album muito bom mesmo! Perfeito e uma "vibe" muito boa e positiva que ele transmite.



03. Anthrax - Worship Music

O Anthrax é uma banda de thrash metal dos anos 80 que sempre gostei. O último disco deles antes desse, We've Come For You All de 2003, com a presença de John Bush nos vocais. Mas em 2011 foi lançado o Worship Music, e é um album muito forte e muito bom, para mim ele compete com os clássicos, porque é muito bom mesmo. Não comprei na época de lançamento, porque aqui ele demorou chegar, mas comprei em NY, uma versão muito legal em digipak, que aliás acho que é a versão normal, a versão com a capa de acrílico não existe se eu não me engano.

Esse album é muito bom, de verdade. Nao tem como destacar faixas, esse album inteiro é bom, tem que ter esse em casa, no computador não serve. A introdulão Worship é perfeita, já vai para a porrada Earth On Hell. Eu destacaria "The Devil You Know", "I'm Alive", "The Constant", "In The End" e "Fight 'Em 'Til You Can't". O único problema que eu vejo nem faz parte do album, faz parte da embalagem: O CD contem duas vinhetas "Hymn 1" e "Hymn2" que ficam antes de "In The End" e "Judas Priest" respectivamente, até aí tudo bem, mas na parte de trás do disco não mostra essa vinhetas, aí a faixa "Crawl" por exemplo, ao invés de ser a faixa 9 no disco passa a ser a faixa 11, por exemplo, o que acaba confundindo quem não sabe disso. Mas enfim, isso dá para passar. O disco em sim é muito completo e perfeito. A espera desde 2003 valeu a pena, Anthrax compriu o que devia.



04. Mastodon - The Hunter

Mastodon! Uma das bandas que faz parte da nova onde de bandas de metal. Eu sempre gostei de Mastodon desde Crack The Skye, e puta que pariu, esse novo album deles é melhor que ele, e olha que achei que iria ser difícil para eles fazerem um album melhor que o CTS. Enfim, com certeza um dos melhores de 2011, como não seria ? Ele tem a característica do Mastodon, não sei descrever, mas é um album muito "dinâmico" (?), ele tem tudo e flerte bastante com Pink Floyd em algumas faixas, o que achei muito legal! A faixa de abertura "Black Tongue" é uma obra prima, aliás o album inteiro.

Não iria destacar faixas porque seria idiotice, esse é igual ao Anthrax: todas as faixas são especiais. Disco obrigatório para qualquer apreciador de rock e metal. Mas mesmo assim eu recomendo começar pelo Crack The Skye, justamente por ser mais acessível.



05. Megadeth - Th1rt3en

Th1irt3en, o novo do Megadeth, e provavelmente e infelizmente o último. Esse album segue a mesma linha em termos de sonoridade que o Endgame, mas ele é diferente. Ele talvez não tenha a fúria e a velocidade na maioria das faixas como no Endgame, mas ele é muito bom mesmo. Dá pra ver de longe que é um album do Megadeth, ele tem todas as características, mas o que deixa esse album mais especial é que muitas musicas foram resgatadas. Sudden Death, a faixa de abertura foi feita inicialmente para um game da série Guitar Hero, que eu esqueci o nome agora.

Me falaram que Deadly Nightshade é uma música que foi composta em 1997, Millenium Of The Blind e New World Order são de 1994 e 1990 respectivamente, as demos dessas músicas estão na versão de 2004 do Youthanasia. Black Swan foi composta em 2007 para o album United Abominations, que foi enviada apenas para quem era do Mega Fan Club na época. Enfim, adorei o album, ele é muito bom mesmo. Mas se fosse para responder quem seria melhor entre Endgame e Th1rt3en eu não saberia responder, até porque eu tenho um carinho pelo Endgame que comprei na época de lançamento, inclusive durou bastante nesses dois anos, meu Endgame já está bem velhão kk.

O que me assusta é que provavelmente pode ser o último do Megadeth e só tive a oportunidade de vê-los ao vivo uma vez durante a turnê de 20 anos do Rust In Peace. Pense bem: Porque na capa Vic Rattlehead estaria de costas, como se estivesse indo embora ? E porque na parte de trás o CD ele está num funeral ? Rattlehead está morrendo ? E porque na parte interior do CD mostra um ciclo completo com os albuns (ver foto, no detalhe de vermelho) ? E também tem as letras da música "13". Se for mesmo o ultimo album do Megadeth eu ficarei desapontado, uma das minhas bandas favoritas que sempre gostei desde quando descobri Iron Maiden e Metallica irá acabar ? Uma pena.



06. Black Label Society - The Song Remains Not The Same

Depois do incrível e pesado "Order Of The Black" de 2010, Zakk Wylde e o resto da banda resolveu lançar um disco mais acústico, e mais calmo. Mesmo que ele não tenha feito tanto sucesso, foi um album diferente e curioso. Eu gostei bastante dele, fica como um bom album de 2011. Ele fez versões acústicas e com piano de músicas do album anterior como Overlord e Parade Of The Dead.

Na verdade, como o próprio sticker que estava pregado na capa do album: É uma coleção de versões acústicas e alternativas das sessões de gravações do Order Of The Black e músicas que não foram lançadas anteriormente. Eu gostei bastante, Zakk Wylde é sempre um gênio.

Então esses foram os discos que eu comprei que foram lançados em 2011 que eu mais gostei, se fosse para acrescentar outros discos eu acho que teria o novo do Machine Head e Opeth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário